terça-feira, 24 de junho de 2014

#Liceu60Anos: entrevista com ex-diretor Geraldo Palma

Continuando, hoje você vai acompanhar a entrevista com o professor Geraldo Palma, ex-diretor que criou a primeira salinha de computação do colégio e que presenciou uma época de obras.

"[...] então eu sai e fui em algumas empresas conseguir doações e conseguimos de dez computadores [...]" - professor Geraldo Palma


Em entrevista, o professor Geraldo Palma lembra de como ingressou no Liceu, que na época, já era um grande colégio. "Na verdade, eu não queria vim pra cá. Aí fiz uma reunião com o prefeito eleito e com o secretário de educação da época e o professor Josemar já era a seis anos diretor daqui. Eu já era diretor do CENIP, aí eu falei 'Pô, deixa o Josemar e eu pego outro cargo qualquer aí. Josemar tá lá há seis anos, conhece tudo lá...' aí eles falaram 'Ah, não! Queremos você e tal, pra mudar e tal...' e então entrei e na época, tava reformando tudo. Fazendo quadra e tal."

Ele conta que já foi professor de matemática aqui e que não pensa em voltar a direção: "Não. Já passou a época. Agora, deixa as novas cabeças aí!"

Ele conta ainda que na sua época tentou introduzir algumas coisas e fala sobre um mural interessante que criou. "Eu tentei introduzir algumas coisas. Por exemplo, a informática não existia nessa época, então eu sai e fui em algumas empresas conseguir doações e conseguimos de dez computadores e criamos a primeira salinha de computação aqui. Essa foi um grande experiência de trazer coisas novas para cá! Eu comprava semanalmente dois ou três jornais da cidade, ou do Rio ou de São Paulo e os alunos recortavam a parte de esportes, a parte de política, a parte de cultura e tínhamos murais ali onde é o pátio e semanalmente eles iam trocando as informações pra poder se atualizar. Então, eu achei muito interessante! Eles mesmos separavam as notícias. Eles achavam interessante e colavam nesses murais."

E lembra ainda da sua época, uma época um pouco complicada, já que o colégio estava passando por obras. "Na época, aqui estava em obra. Uma porção de trabalhadores aqui, muito cheiro de cimento, alunos reclamando do cheiro de tinta e tal, então eu fiscalizava. Naquela época, tinham dez caixas d'água de mil litro e geralmente dava um vazamento, aí o cara ligava pra minha casa final de semana 'Professor, as salas estão cheias de água', aí era aquele trabalho de vim aqui pra poder começar segunda-feira sem as salas encharcadas, então eu tive que bater pé junto com a consultora, tirar todas essas caixas e fazer uma caixa geral. Aqui no pátio, eles queriam tirar essa cobertura do pátio. Eu falei: 'Não, mas aqui chove o tempo todo.' 'Não mas no projeto não tem essa cobertura aqui no pátio'. 'Não dá! A turma vai ficar ali com chuva? Não dá!'. Aí consegui manter. E esse prédio velho, não tinha cobertura nenhuma. Aí para você passar pra quadra tinha que pegar chuva também. Aí, aquela cobertura toda que você vê lá em cima, eu providenciei na minha época."

Encerrando, ele deixa um recado para os atuais alunos. "Que continuem a estudar. Que aproveitem esse ambiente que é muito bom, no Centro da cidade, e bola pra frente!"

0 comentários:

Postar um comentário